terça-feira, 21 de agosto de 2007

Relatório de história: A Trajetória do Capitalismo no século XX

Foi na primeira fase do capitalismo ou pré-capitalismo que ocorreu as grandes navegações que sempre visou os lucros delas necessariamente decorrente e o mercantilismo, que é uma doutrina econômica que visava obter saldo positivo nas transações.
Na segunda fase do capitalismo, que foi chamado de capitalismo industrial, pois ocorreu a revolução industrial. Nessa fase o mercantilismo foi substituído pelo liberalismo, que é também uma doutrina econômica que prega que o estado não pode interferir na organização econômica, ter uma ampla liberdade individual, direito à propriedade e o respeito à livre iniciativa e a livre concorrência. De um modo o liberalismo é regido pela lei da oferta e da procura sem intervenção do estado. A segunda fase quem comandou foi à França, pois conseguiu obter todas as combinações necessárias entre elas à diminuição do poder da nobreza, acesso às fontes da matéria prima e ter a avanços tecnológicos. Nesse período teve um aumento muito grande de exploração da mão-de-obra, pois aumentava o número de trabalhadores e diminuía a quantidade de emprego, desse modo houve um aumento crescente do proletariado.
Terceira fase do capitalismo foi chamada de monopolista-financeiro, técnico, científico e “capitalismo selvagem”, Veio depois da primeira guerra mundial (pós-guerra) e em seguida a queda da bolsa de valores de Nova York em 1929, chamada de crack de 29. Isso só ocorreu por causa da reabilitação da Europa e de outros países da guerra e assim houve super produção de mercadorias, salários estáveis, aumento da produtividade e limitações da capacidade de consumo. Por causa da queda o estado começou a intervir na economia. Essa doutrina se chama keynesianismo, mas essa crise poderia ter sido evitada se o estado intervi-se antes na economia. A terceira fase quem comandou foi os Estados Unidos que depois da crise implantou o neoliberalismo; entretanto essa doutrina é baseada do keynesianismo.Esse capitalismo gerou a globalização (pleonasmo, pois é o estágio do capitalismo) que é a expansão criada pelo capitalismo. Com isso veio o consumo que se caracteriza pelo volume exagerado de produtos e compra exagerada de artigos que não são essenciais a nossa sobrevivência.

Um comentário:

Edson Nova disse...

Gostei muito do seu blog, Raul. Foi para um trabalho escolar, né? De qual quer modo, é muito interessante.
Você vai continuar atualizando? Espero que sim....

Gostaria que comentasse sobre meu blog: acadamica.blogspot.com; acadAmica mesmo.

ABRAÇOS..............!