INTRODUÇÃO – MARCO AURÉLIO BRUNORO
O manifesto do partido comunista, livro revolucionário e criado por dois jovens filósofos alemães, Marx e Engels, foi redigido em 1848 para preparar a revolução que haveria de influenciar a política e a economia mundial. O objetivo é revolucionar as idéias de pensar.
As relações do poder precisam ser submetidas a uma reviravolta para que o povo e o trabalhador assumam outro significado e outro papel na sociedade. O livro começa com a frase “Um espectro ronda a Europa”, em uma forma de ameaça, um grito de alerta.
O trabalhador, o operário necessita de um espaço digno na sociedade. Sempre tratado negativamente por todos os regimes políticos, deverá se transformar de vítima do sistema em condutor de um novo sistema de produção e distribuição de bens, concentrados nas mãos de poucos. O manifesto do partido comunista prega a entrada do trabalhador na sociedade, com todos os direitos, antes privilégios de governantes e da burguesia, quando as camadas inferiores eram oprimidas, mesmo diante do cristianismo, que pregava a igualdade e a fraternidade.
OS AUTORES
Karl Marx
Karl Marx nasceu em 1818, na Alemanha, e faleceu em 1883, em Londres. Karl Marx era filho de um advogado liberal e estudante de Direito, passou a se interessar por história e por filosofia. Descobriu a crítica materialista redigindo uma tese em 1841, As diferenças da filosofia em Demócrito e Epicuro. Tornou-se chefe da Gazeta Renana, jornal de oposição, tomou conhecimento dos problemas econômicos e conheceu melhor o socialismo francês. De passagem por Paris, Engels conheceu Karl Marx, tornando-se amigos pelo resto da vida. O período de 1843-1845, em Paris, e 1845-1848 em Bruxelas, foram marcados por uma intensa atividade política. Junto com Engels, então, fundou a Sociedade dos operários alemães de Bruxelas. Redigiram O manifesto do partido comunista, em 1848. Foi expulso da Bélgica, Alemanha e depois da França, vivendo na miséria em Londres, e dedicando-se a estudos de economia, traçando sua obra principal, O capital.
Friedrich Engels
Nasceu em 1820, na Alemanha, e faleceu em 1895, em Londres. Estudante de filosofia participou de movimentos de esquerda. Em 1842, foi para a Inglaterra, trabalhar na indústria de seu pai.
De passagem por Paris, em 1844, conheceu Karl Max, de quem se tornou amigo. Redigiram, juntos, O manifesto do partido comunista. Tomou parte na insurreição alemã que foi sufocada, sobre a qual escreveu o livro Revolução e contra revolução. Voltando para Inglaterra, encontrou Marx, fugindo de perseguições que envolviam vários países da Europa, a quem ajudou financeiramente. Em 1870, mudou-se para Londres, onde passou a se dedicar aos estudos e pesquisas. Como já tinham experiência por ter trabalhado numa indústria capitalista, forneceu valiosos dados para suas obres e para Marx, ajudando-o a concluir sua obra, O capital.
CAPÍTULO 1 – VICTOR ROCON
BURGUESES E PROLETÁRIOS
A história da humanidade é constituída por conflitos entre classes opostas na sociedade. Por exemplos, Patrícios e Plebeus, em Roma, e Senhor feudal e Servo, na sociedade feudal, ou seja, classe opressora e oprimida. A história é a mesma. Com a burguesia não foi diferente essa sociedade trocou apenas a forma de opressão e os oprimidos.
Contudo, a burguesia se destaca por dividir a sociedade, cada vez mais, em dois grupos opostos, burgueses e proletários.
O que mais apoiou a formação da sociedade burguesa foi à exploração e a descoberta de novos territórios. O mercado com o oriente, e a colonização da América provocou um grande desenvolvimento do comércio na Europa. E isso permitiu um poder revolucionário às classes favorecidas por essa atividade econômica.
Com um grande mercado, conseqüentemente grande demanda, a produção de subsistência de era feudal deu lugar à manufatura. Porém, com o aumento descontrolado da procura de mercadorias, a própria manufatura tornou-se insuficiente e, então, foi suplantada pelas máquinas a vapor. Por conseqüência, a média burguesia cedeu lugar aos ricos industriais, semelhantes aos atuais burgueses.
Á medida que o comércio evoluía, a burguesia se tornava mais forte e as demais classes ficavam em desvantagem. Dessa forma, a burguesia alcançou o poder político e, assim, o governo não é mais do que um apoio aos negócios burgueses. Segundo o livro, a burguesia alterou completamente o rumo da história. Destruiu todos os laços com o feudalismo e ignorou os sentimentos humanos.
Aos poucos, as velhas indústrias nacionais eram suplantadas por novas que utilizavam matéria-prima estrangeira e vendiam para todo o globo. Essa globalização comercial afetou até mesmo os países menos desenvolvidos, encantados com os baixos preços, fazendo com que aderissem à nova moda.
Em um período de tempo relativamente pequeno, a burguesia alcançou tal poder que consegue superar as forças revolucionárias do passado. Porém, com tamanho poder, a classe burguesa está em grande risco. Com seu demasiado desenvolvimento, provoca uma crise de superprodução. Isso afeta, e muito, o comércio e, conseqüentemente, a economia geral. Nessa situação, só há duas soluções: acabar com algumas forças produtivas, ou conquistar novos mercados.
A burguesia, ao se formar, criou os proletários. São trabalhadores assalariados que, não tendo outra solução, vende sua força de trabalho para a burguesia.
Com o desenvolvimento do método de produção, isto é, otimização na produção das máquinas, o trabalho do proletariado se tornou menor e menos importante. Por isso, seu salário fica cada vez menor, porque sua importância para a burguesia é menor. Além disso, um trabalho com menor esforço físico permite uns aproveitamentos maiores das mulheres e crianças, que têm, em geral, salário inferior aos homens.
É possível observar que o proletariado está em número imensamente maior, sendo que esse número pode ser aumentado com os industriais e comerciante de pequenas rendas, pois estão também subordinados à poderosa burguesia, porque seu pequeno capital não pode nada contra ela.
Estando em número maior e sendo cada vez mais oprimido, o proletariado tende a entrar em conflito com a burguesia. Levando isso em conta, a classe burguesa cria leis que parecem favorecer os operários, mas não passam de uma forma de mascarar sua exploração, e assim manipular o proletariado para se posicionarem contra outros burgueses.
CAPÍTULO 2 – MARCUS VINICIUS SILVA E ANDRÉ ROZETTI
PROLETÁRIOS E COMUNISTAS
Os interesses do partido comunista não se divergem dos outros partidos proletários, apenas a forma de ação dos comunistas é diferente, os comunistas defendem os interesses dos proletários como um todo. O objetivo imediato dos comunistas é o mesmo que os demais partidos proletários, derrubados da burguesia, e conquistam de direitos políticos.
O que caracteriza o comunismo é a abolição da propriedade privada que é o exemplo mais perfeito dos antagonismos de classe existentes até hoje. Resumindo, a teoria comunista consiste, basicamente, na abolição da propriedade privada. O trabalho do proletário não cria propriedade para ele, cria o capital que será usado para gerar mais trabalho assalariado. O capital é produzido por todos os membros da sociedade, e se for distribuído igualmente entre todos seus membros estes perderiam o caráter de classe.
Os comunistas não querem abolir a prática capitalista dos operários recebem as condições mínimas para viver como operário. Os comunistas, não querem acabar com isso, querem apenas acabar com seu caráter miserável de benefício às classes dominantes.
Recriminam os comunistas por quererem abolir a propriedade privada, mas esta é privilégio de poucos e só sobrevive porque priva o resto da sociedade da propriedade. O comunismo não priva ninguém de se apropriar dos produtos que produziu, mas sim de usar isso como forma de escravizar outros.
Acusam os comunistas de quererem abolir a família, mas a família burguesa só existe devido ao capital obtido com a exploração da família proletária, logo a única família que existe em sua plenitude é a burguesa.
Os comunistas defendem a educação social, sem a influência da classe dominante. A burguesia exalta os laços familiares que unem pais e filhos, enquanto transforma filhos de proletários em simples objetos de comércio.
Os burgueses criticam os comunistas por quererem introduzir a mulher na sociedade. Para os burgueses suas mulheres são apenas um meio de produção e são tratadas como tal. Os burgueses acusam os comunistas de quererem abolir a pátria, os proletários não têm pátrias, não possuem poderes políticos, os comunistas querem que os proletários sejam a própria nação e que tenham direitos políticos.
Em nossa história, sempre houve a exploração de uma parte da sociedade por outra, e as idéias que revolucionaram a história até hoje foram a da classe dominante. O comunismo propõe uma sociedade igualitária. Para que isso seja possível, o proletariado deve agir, deve violar a propriedade burguesa uma vez que as diferenças de classes desaparecerem, o poder público não atuarão mais como ferramenta de opressão às classes menos favorecidas, mas atuará a favor de toda sociedade.
CAPÍTULO 3 – RAUL RODRIGUES
LITERATURA SOCIALISTA E COMUNISTA
1. Socialismo reacionário
a. Socialismo feudal
A aristocracia francesa e inglesa estava contra a sociedade burguesa. Na revolução francesa, a aristocracia sucumbira à odiada burguesia em ascensão. Já não podia tratar-se da luta política e restava apenas a luta literária, mas tinha-se tornado impossível. Para despertar simpatia, a aristocracia teve que formular melhor suas acusações contra a burguesia que eram de interesse da classe operária explorada. Deste modo, surgiu o socialismo feudal. A aristocracia tentou várias vezes derrubar a burguesia, porém o povo percebia quem era ridicularizavam. No geral, dissimulam tão mal sua crítica, que sua principal acusação era que a burguesia iria jogar pelos ares toda a velha ordem social.
b. Socialismo pequeno-burguês
A aristocracia feudal não foi à única classe derrubada pela burguesia, cujas condições de vida se atrofiaram e extinguiram na moderna sociedade. Em países onde a classe operária era a maior parte da população, era normal que escritores, a favor do proletariado e contra a burguesia, colocassem sua crítica ao regime burguês. O critério do proletariado era tomar o partido dos operários a partir da oposição burguesa. Assim se formou o socialismo pequeno-burguês, este socialismo colocou as contradições e os absurdos a nu. Como a concentração dos capitais, as desproporções na repartição das riquezas, a miséria do proletariado, mas este socialismo quer ou estabelece os velhos meios de produção e de troca, sendo um tempo reacionário e utópico.
c. Socialismo Alemão
Este socialismo foi herdado pela França, que estava numa luta contra o domínio burguês e levado para a Alemanha que burguesia inicia uma luta contra o domínio feudal. A literatura francesa perdeu todo o caráter prático e assumiu uma feição literária na face alemã. As reivindicações da primeira revolução francesa só tinham o sentido de reivindicações da razão prática em geral, mas, para os filósofos alemães, essas expressões significavam a vontade pura. Da vontade, como esta deve ser, da vontade verdadeiramente humana. Este socialismo alemão se tornou muito sério que eram praticados nas escolas e assim o socialismo alemão deve a oportunidade de contrapor ao movimento político as reivindicações socialistas, de arremessar contra o liberalismo, contra o estado parlamentar e de pregar à massa popular que nada tinha a ganhar, antes tudo a perder, com este movimento burguês. A supremacia industrial e política da burguesia moderna ameaçam a pequena burguesia de destruição, por um lado em conseqüência da concentração do capital, por outro, um aparecimento de um proletariado revolucionário. O socialismo alemão, aos olhos da pequena burguesia, era uma arma capaz de matar dois coelhos com uma só cajadada e espalha-se como eu epidemia.
2. Socialismo conservador
Uma parte da burguesia deseja remediar os males sociais para assegurar a existência da sociedade burguesa, querem as condições de vida moderna sem as lutas e perigos, querem que eliminem os elementos da revolução, mas o que pretendem é induzi-lo a ficar na sociedade atual a que se disfarça das odiosas representações, ou seja, procura fazer com que a classe operária se afaste de todos os movimentos revolucionários, mostrando-lhe que só lhe poderia ser útil, não esta ou aquela mudança política.
3. Socialismo e comunismo crítico e utópico
As primeiras tentativas do proletariado de impor seus interesses de classe falharam necessariamente por faltarem ainda condições materiais da sua libertação. Este socialismo defendia principalmente os interesses da classe trabalhadora e só bastaria entender esse sistema para reconhecer nele o melhor plano possível para a melhor sociedade possível. Os escritores socialistas e comunistas forneciam materiais altamente valiosos para o esclarecimento dos operários tendo proposições positivas sobre a sociedade futura e todas essas proposições exprimem simplesmente o desaparecimento do antagonismo de classe que só agora começa a desenvolver-se, por isso, mesmo estas proposições têm ainda um sentido utópico.
CAPÍTULO 4 – RODRIGO SILVA
POSIÇÃO DOS COMUNISTAS DIANTE DOS DIVERSOS PARTIDOS DE OPOSIÇÃO
Como já mencionado, o partido comunista mantém ligações de fidelidade com os demais partidos da classe operária. Porém, a principal diferença é que os comunistas defendem o futuro do proletariado.
Na França, os comunistas aliam-se ao partido democrático-socialista contra a burguesia. Na Suíça, apóiam os radicais. Em ambos casos, não deixam de ver os erros de cada apoiado.
Na Alemanha, o partido comunista fez aliança com a própria burguesia, porém esta assume caráter revolucionário.
A todo o momento, os comunistas preservam sua ideologia de apoio ao proletariado contra o antagonismo da burguesia. E os olhos de todos que seguem essa ideologia devem se voltar para a Alemanha, porque ela está em condição para uma grande revolução burguesa.
Em fim, podemos dizer que os comunistas apóiam toda e qualquer força opositora à ordem social da atualidade, e visam à união de todos os partidos a favor do proletariado.
PROLETÁRIOS DE TODOS OS PAÍSES, UNI-VOS!
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