quinta-feira, 2 de agosto de 2007

O príncipe: relatório de história


O livro trata-se de dicas e conselhos.
Há os principados hereditários, nascentes e mistos, o hereditário passa de gerações, o nascente começa do zero e o misto possui esses dois métodos. O principado deve se comportar diante de muito poder sem se extravasar, deve haver uma adaptação do principado a um conquistado, conseguir alianças com senhores donos de terra e não tirar os privilégios dos senhores e os costumes da população.
Existe duas formas de reinar: centralizado e misto (senado), mas o melhor de governar é destruir todo o estado ou uma pessoa conquistar um estado com suas próprias forças, assim consegue manter com mais facilidade. Conquistar um principado através da influência e dinheiro é difícil manter, pois pode haver oposição.
Conquistar através da violência é fácil de se manter, pois não há oposição e existe medo, tem poder, porém sem glória.
O principado civil (república) ascende o poder pelo povo, é fácil manter e possui apoio da massa, mas difícil manipular a classe alta. Ascender através dos ricos é difícil se manter, pois podem conspirar. Alianças para batalhas e se não possui poder militar suficiente, construir muralha para proteger o povo.
A Igreja tinha o maior poder na época podendo até expulsar príncipe e nobres, a idéia era nunca ficar contra a igreja.
Existia três tipos de exércitos: Mercenários (ladrões), auxiliares (exército e estrangeiro) e os mistos (que utilizavam os mercenários e os auxiliares no exército), entretanto o exército ideal é um comando pelo próprio nobre e que conheça bem seus combatentes.A guerra é fundamental para haver conquistas, para se manter no poder. O aspecto da imagem do príncipe deve ser boa ao povo, parecer liberal, cobrar menores impostos para ter uma figura de “bonzinho” na sociedade. O príncipe tem que ser prudente para possíveis conspirações e contradições ao seu governo. O príncipe deve ter palavra e equilíbrio nas atitudes, usar a força se necessário, mas ele não precisa ter todas essas qualidades e sim demonstrar que tem todas essas para ser exemplo ao povo, ou seja, ser leviano. Não deve desarmar o povo (se estiver armado), mas se o povo estiver desarmado, armar esse povo proteger seu domínio. Fazer coisas boas ao povo para ter sua confiança e não ser odiado. Demonstrar opinião própria para não ser manipulado, entretanto deve ouvir opiniões e praticá-las se forem boas, e sempre pensar que o povo é alienado e burro que o domínio sobre eles é conseqüência do tempo. E ao governar não depender só da sorte, todavia ter um livre arbítrio para eventuais medidas.

Discutimos sobre os governos atuais que são verdadeiros políticos (Paulo Hartung, Lula e outros), pois praticam as dicas e idéias do livro O Príncipe. Demonstrando serem bons ao povo, boa imagem e controla a massa de uma forma quase impecável.Também falamos de César, governante romano que conseguiu ter sucesso, pois mostrou perfeição ao povo, foi temido e amado, mas como senado estava muito forte na época não deixou sua “asa crescer” e acabou o matando, pois estava além do senado, tinha apoio da massa é era uma ameaça ao poder do senado.
O título Príncipe fala na verdade de qualquer governante em qualquer poder, o texto explica como é o ser humano, demonstração de poder, o querer poder, ou seja, um manual de conquistas e idéias de como conseguir poder mostra como nunca cair, não ser controlado e como controlar.

Nenhum comentário: