quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Contrato Social


Rosseau era filósofo e escritor francês. Era contrário á escravidão e cada homem é livre para escolher seu caminho. O mesmo direito que alguém que alguém tira sua liberdade, você tem direito também.
Se o estado entra em guerra, o povo não deve sofrer as conseqüências, como ter casas e terras tomadas. As pessoas de um estado tomado são sujeitas ao trabalho para o senhor pelo resto da vida, o autor fala que isso é pior que morte.
Existe uma variação de grupos em um estado. Cada grupo têm interesses comuns a toda sociedade, mas não quer dizer que esses grupos tem a mesma direção de ideais. O povo não deve obedecer o soberano, pois ele precisa, depende e vem do povo. O poder de governar é tão poderoso que estaria além dos princípios de um humano. Ninguém tem direito e poder de matar.
O soberano não faz e edita as leis e sim quem estar ao seu redor.
A lei não se importa quem é e sim quem a fez. O Legislador deve ser neutro, não privilegiar e beneficiar ninguém. O Legislador deve ter princípios e está ao lado do povo, não se importar e/ou medo após criar suas leis.
Uma sociedade bem estruturada tem um estado sólido e de difícil manipulação, mas está sempre sujeita ao crescimento. O povo pode mudar as leis que não favoreça as necessidades.
Encontrar um estado perfeito é difícil, entretanto não é impossível. Um estado consistente é aquele que não tem muita diferença social, o rei ter um bom senso e beneficiar à sociedade é o principal para o povo. A diferença em relação povo e soberano não existe de forma desproporcional.
Discutimos o governo de Bonaparte que foi influenciado pelo livro retrato social, das medidas tomadas pela mídia e o governo atual sobre o acidente área e caos na aviação. Falamos que a finalidade de criar leis em momentos de distúrbios apenas causa mais confusão ao povo. E num estado cível a força do cidadão não pode ser comparada à força da sociedade ou do estado. Falamos algumas idéias do livro em que o soberano pode governar pelo poder e/ou pelo direito, mas governar através da força não é um poder legítimo, e o direito já é de um modo que o povo tolere e se esse jeito de governar não transformar da força para o direito, poderá haver uma rebelião e ir contra o governo desse soberano.

Nenhum comentário: